Austrália

Um pequeno réptil na parede


2015-12-06

Por todo o mundo são muitas as espécies de pequenos répteis que adaptaram o seu corpo por forma a desenvolveram a capacidade para subir as paredes e, na maioria dos casos, não fosse a repulsa que nos causam, até os veríamos como bons companheiros. A maioria destes pequenos répteis mais não fazem do que comer alguns dos insetos que nos atormentam os dias enquanto se aquecem ao sol. São na sua maioria completamente inócuos para a saúde humana, por muito que as velhas crenças continuem a perdurar e que muitos continuem a acreditar que são “peçonhentos”, quando na verdade não são, principalmente na Europa onde as pobres osgas ou lagartixas só não fogem de nós se não puderem. Na Ásia, outras espécies de osgas são mesmo levadas para os beirais das casas pelos seus proprietários ou para espaços públicos, onde são vistos como um verdadeiro aliado no combate aos mosquitos. Mas na Austrália tudo tem uma dimensão maior, principalmente quando se fala de lagartos.

Um idoso australiano, bastante habituado à fauna do seu país, acordou um destes dias com um ruído estranho na sua casa em Thurgoona, Nova Gales do Sul. Algo de estranho se estava a passar no seu alpendre, mas Eric Holland. estava longe de estar preparado para o que ia encontrar.

A subir uma das paredes da sua casa estava uma goanna, uma espécie de lagarto monitor existente na Austrália, com mais de 1,5 metros, embora não possa precisar exatamente a medida que este réptil tinha. A goanna era a causa do intenso barulho que ouvia, já que para subir a parede batia repetidamente com a cauda na conduta de ar, causando o estranho som que o tinha feito saltar da cama.

De imediato chamou o seu filho que, surpreendido com a visão de tal animal a subir a sua parede, fez algumas fotografias que comprovam o seu raro encontro. A goanna, talvez intimidada pelos humanos que a observavam, desapareceu para a zona não urbana, de onde normalmente estes animais não saem e não voltou a ser vista, apesar de muitos curiosos terem também tentado registar em imagem o curioso lagarto. As goannas são uma espécie que não costuma invadir as áreas urbanas e talvez por isso Eric Holland, nos 18 anos que já leva a morar nesta casa, nunca tenha visto nenhum destes grandes répteis por perto, muito menos a subir a sua parede como se de uma pequena lagartixa se tratasse.

O idoso, do alto dos seus sapientes 80 anos, foi bastante elucidativo quanto à sua surpresa em deparar com a goanna. Segundo ele, se encarasse com um extraterrestre não ficava mais surpreendido - pudera…

As goannas são bastante respeitadas entre os australianos já que, apesar de não serem venenosos como os seus primos de Komodo, têm garras grandes e afiadas, dentada poderosa e um poderoso ataque com a cauda, que pode deitar por terra o mais forte dos homens. Alguns espécimes podem atingir os 2,5 metros e são conhecidos por serem hábeis ladrões de ovos, chegando mesmo a assaltar em grupo os ninhos de um dos mais temidos animais australianos, o crocodilo-de-água-salgada. Por tudo isto, os encontros com as goannas tendem a ser evitados pelo comum dos mortais australianos, que têm uma longa lista de animais com os quais nunca é bom estar frente a frente.



Notícias
2016-09-03 Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado 9 dias sob os escombros da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrario dos donos que dormiam no piso superior.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
2016-07-28 Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
2016-07-10 Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres. Segundo o estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Geórgia do Sul, nos Estados Unidos, as mulheres com mais de 50 anos beneficiam particularmente da companhia de um cão ou gato como animal de estimação, em particular um gato, já que o número de senhoras donas de gatos que acabam por sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é significativamente mais baixo que aquelas que não têm nenhum animal de companhia e consegue ser ainda mais baixo que aquelas que são donas de cães.
2016-05-15 Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
2016-05-15 Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Filtros: Cães
Leonardo DiCaprio irrita responsáveis indonésios por defender orangotangos e florestas do país.
2016-04-05 Indonésia
O ator americano Leonardo DiCaprio pode vir a ser proibido de voltar a entrar na Indonésia depois de, no final do mês de Março, ter feito uma visita a um santuário de orangotangos e logo aí ter feito algumas declarações que foram mal recebidas por alguns responsáveis do país, que já ameaçaram colocar o seu nome numa lista negra de prescritos.
2016-03-04 Portugal
O Jardim Zoológico marca presença na 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, a maior montra da oferta turística em Portugal, entre 2 e 6 de Março. No stand, a diversão está garantida, com vários desafios e surpresas como a Roleta da Sorte, onde durante os dias de semana serão sorteados os famosos calendários do Zoo.
2016-02-21 Portugal
O Oceanário de Lisboa financia um fundo genético europeu gerido pelo «Fish and Aquatic Invertebrate Taxon Advisory Group» (FAITAG), no âmbito de programas de reprodução de espécies ameaçadas desenvolvidos pelos aquários públicos europeus.
2016-02-21 Portugal
Foi inaugurado a 13 de Fevereiro o primeiro serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética para animais de companhia, em Portugal, disponibilizado pelo Centro de Imagem Montenegro.
2016-02-21 Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy