Aves
Garça-real-europeia
Garça-real-europeia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ardeidae
Género: Ardea
Espécie: A. cinerea
Outros nomes:
Garça-real
Airão
Galangundo
Garça-cinzenta
Distribuição:
A Garça-Real pode ser encontrada num vasto território que se estende por três continentes, Europa, Ásia e África. Estas aves podem ser encontradas em todo o território português onde inverna e onde muitos casais nidificam, com maior incidência no entanto a Sul do Rio Tejo.
Habitat:
Rios, lagos, lagoas, represas, barragens, estuários, salinas, explorações de aquacultura, pauis, arrozais entre outras zonas húmidas.
Alimentação:
As Garças-reais alimentam-se de anfíbios, peixes, insectos, répteis e pequenos mamíferos, ocasionalmente os moluscos, os vermes e os crustáceos também entram na sua alimentação, dependendo do tipo de habitat onde se encontra.
Reprodução:
Estas garças constroem normalmente os seus ninhos na copa das árvores de folha perene, como o pinheiro manso, o eucalipto ou o sobreiro, embora possam fazê-lo noutro tipo de árvores como o carvalho ou mesmo em escarpas junto de rios.
A fêmea põe entre 3 e 6 ovos na Primavera que são alternadamente cuidados por ambos os progenitores por um período que varia entre os 25 e os 28 dias.
As crias começam a sair do ninho por volta 30 dias e estão prontas para voar quando completam cerca de 50 dias de vida.
Tamanho médio em adulta:
As garças-reais quando adultas atingem cerca de 95 centímetros de altura e podem atingir uma envergadura de cerca de 1,8 metros. O seu peso varia entre 1,5 e 2 quilos e podem viver cerca de 25 anos.
Estatuto de conservação:
Pouco preocupante