Artrópodes Formiga-argentina (Linepithema humile)

Formiga-argentina (Linepithema humile)


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Género: Linepithema
Espécie: L. humile

Outros nomes:
Argentine ant (Inglês)
Fourmi d'Argentine (Francês)
Hormiga argentina (Castelhano)

Origem:
A Formiga Argentina tem, como o próprio nome indica, origem na Argentina e no Brasil, mais concretamente nas pampas, no Norte da Argentina e no Sul do Brasil.

A curiosidade desta espécie é a sua fácil adaptação a novos territórios. A grande maioria de formigas que encontramos nas cidades da Europa tem esta proveniência.
A sua chegada ao velho continente fica a dever-se ao navegadores espanhóis, que nas suas trocas comerciais com a América do Sul, trouxeram inadvertidamente esta espécie, que, com muita facilidade, se adaptou e se espalhou de forma exemplar.
Como curiosidade, podemos acrescentar que, se trouxer uma formiga desta raça da sua origem natural e a misturar com as existentes na Europa, ela depressa se integra na comunidade, como se sempre lá tivesse vivido.

Trabalhadoras incansáveis, estas formigas conseguem transportar pesos até 14 vezes superiores ao seu, respeitam a hierarquia e cumprem religiosamente a sua função em prol da sua colónia.

A formiga desta espécie é muita agressiva e tem levado ao desaparecimento de outras espécies autóctones na Europa.

A Formiga Argentina mede cerca de 3 mm (obreiras) e 6 mm (rainha).As obreiras podem viver até aos 6 anos e a rainha até aos 12.


Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
Cartaxo, Portugal
Hotel Quinta das Pratas
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy